sexta-feira, 30 de março de 2012

Um belo Cabernet chileno: Potro de Piedra - 2008

    A Requingua é uma vinícola interessante: seus vinhos de gama mais baixa, vendidos sob o rótulo Toro d`Oro são bastante populares. Já provamos um deles por aqui. No site, contudo, aparece apenas o segmento superior, composto por rótulos tradicionais como Puerto Viejo e Toro de Piedra. Dentre eles está este Potro de Piedra que provamos hoje. Temos um corte 85% Cabernet Sauvignon e 15% Cabernet Franc, proveniente do Vale do Curicó, com estágio de 16 a 18 meses em barricas novas de carvalho francês. As videiras têm idade média de 49 anos, o que pode contribuir para maior concentração e complexidade. Álcool a normais 13%.
    O visual é de um buraco negro, absolutamente intenso e opaco, com detalhes de rubi. No nariz, uma elegante mistura de frutas negras em compota (ameixa, amora) com um amadeirado que evoca café tostado. Em boca não é particularmente denso ou estruturado, mas revela uma interessante transição de um frutado para um agradável final médio amargo acafezado-esfumaçado. Taninos ainda estão violentos e vigorosos. Álcool em equilíbrio.
    No papel, esse vinho tinha tudo para ser só mais uma bomba de madeira, como vemos tantas vezes por aí. O que temos aqui, contudo, é um líquido dark, refinado, classudo e potente. É uma boa opção na faixa dos R$ 40.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative