quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Algo que não se vê todo dia: Montal Monastrell - 2010

    É sempre bom embarcar em novas aventuras vinícolas. Experimentar variedades de uvas pouco ortodoxas é uma das mais maravilhosas atividades neste mundo dominado pela hegemonia de um punhado de cepas tradicionais.  Ainda que a Monastrell (Mourvèdre para os franceses) seja popular em diversas regiões da Europa (Rhône e leste da Espanha, sobretudo) não é tão comum encontrá-la no Brasil.
    A vinícola Pago de Montal, parte do complexo enológico Ramón Roqueta, está localizada em Fuente-Álamo, na província espanhola de Albacete. Sua especialidade é a Monastrell, apesar de haver também vinhedos de Grenache, Syrah, Macabeo e Airen, todas típicas da região.
    Este que provamos hoje é um corte composto 85% de Monastrelle o restante de Syrah. Há estágio em barricas de carvalho francês por três meses.
    Visual rubi estupendamente obscuro e opaco, bem ao estilo Monastrell (ou Mourvèdre) de ser, halo aquoso praticamente inexistente. No nariz traz um interessante amálgama de frutas frescas como mirtilo, ameixa e amora junto a notas amadeiradas/abaunilhadas e um certo fundo vegetal-resinoso. Curioso. Em boca não empolga: o álcool sobra e não há muita substância. Taninos ainda verdes. É um daqueles vinhos que atraem no primeiro contato e depois te deixam na mão, sem verdadeiro conteúdo para mostrar. Uma pena.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative