quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vale a pena conhecer Almansa: Laya - Bodegas Atalaya - 2010

    Já tivemos a oportunidade de conhecer a D.O. Almansa durante os eventos promovidos pela Casa Rio Verde e pela enóloga Marcia Carcano. Foi com satisfação, então, que constatei que o Verdemar acaba de trazer uma série de novos espanhóis, entre os quais, diversos Almansa.
    A Garnacha Tintorera (Alicante Bouschet na França) e a Monastrell (Mourvèdre para os franceses) reinam supremas na região. A jovem Bodega Atalaya, parte do conglomerado Oro Wines, foi fundada em 2007 e já produz três tintos, dentre os quais este Laya é o mais simples e acessível. Trata-se de um corte típico de Almansa, com 70% de Garnacha Tintorera e 30% de Monastrell. Há estágio de quatro meses em barricas de carvalho francês. Os 14,5% de álcool são um testemunho do temperamento arretado da Garnacha.
    Visual rubi intenso mas ainda bem translúcido. No nariz, claras notas de especiarias como pimenta do reino e alecrim se misturam a toques de madeira, baunilha e alcaçuz. As frutas estão em segundo plano. Em boca é vivo, tem bom corpo, trazendo frutas negras. Um belo vinho, com perfil aromático marcadamente diferente em relação aos chilenos e argentinos que dominam nosso mercado. Boa opção para sair da mesmice.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative