sábado, 7 de janeiro de 2012

Blanquette de Limoux - Domaine Rosier

     O sul da França reserva boas surpresas para o amante de vinhos que não dispõe de uma conta bancária sem limites. Assim como no sul da Itália, muito vin ordinaire é produzido por lá, mas há uma porção de pequenos produtores preocupados com a qualidade, assim como variedades de uvas desconhecidas do grande público: Greco di Tufo e Falanghina na Itália, Marsanne e Roussane na França. O que dizer então da Mauzac, principal componente dos vinhos de Limoux, no Languedoc? Lá, se produz espumante desde 1531.
    Este Blanquette  é um corte de 90% Mauzac e 10% Chardonnay, o mínimo de Mauzac para que se possa fazer uso da AOC. Utiliza-se o método tradicional, com segunda fermentação em garrafa. Há também o Crémant de Limoux, composto principalmente de Chardonnay e Chenin Blanc.
    Coloração dourada bastante viva acompanhada de um perlage médio/fino razoavelmente persistente. No nariz, surpreende. De cara, uma forte mineralidade estilo pedras molhadas, acompanhada por belas notas cítricas e florais. Muito agradável. Em boca a acidez “pica” a língua com vigor. A sensação é de estar lambendo uma pedra com toques de limão e flores. Excelente!
    Uma bela  opção para acompanhar entradas. Refrescante, traz complexidade e persistência maiores do que esperávamos. Por cerca de R$ 36, é uma boa compra.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative