terça-feira, 21 de maio de 2013

Um Torrontés surpreendente: Tukma Reserva - 2010

  Eis que me deparo com uma simpática e despretensiosa garrafa de Torrontés do vale de Calchaqui, província de Salta. Todos já sabemos do potencial dessa uva nas elevadas altitudes do noroeste argentino, cujo clima frio e seco é adorado pela Torrontés. Era difícil, contudo, prever o tamanho da surpresa que estava por vir.  
   A Bodega Tukma lança mão da experiência de José Luis Mounier para produzir Malbec, Torrontés e Sauvignon Blanc. Os vinhos foram bem recebidos pela crítica, alguns deles chegando a ultrapassar os míticos 90 pontos de Robert Parker. Como podemos perceber pelo rótulo, a bodega orgulha-se dos Diaguita-Calchaquí, povo que habitava a região entre os séculos VIII e XVI. Tukma era a palavra por eles utilizada para designar o chefe. Esse Torrontés provém do vinhedo de Angastaco, pequena propriedade de 3 hectares cujas videiras têm cerca de 40 anos.
    Visual dourado intenso. No nariz, uma baita explosão de frutas cítricas, pêra e melão junto a lindos toques florais. Em boca é intensamente frutado, macio e redondo, de acidez moderada e agradável final. Equilíbrado, refrescante e suculento, esse Torrontés é tudo que se poderia esperar e muito mais. Por cerca de R$30, é uma excelente compra!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative