sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Taurasi - Feudi di San Gregorio - 2006

    Os vinhos do sul da Itália são constantemente esquecidos e negligenciados em favor das celebridades como o Brunello, o Chianti ou os Super Toscanos. A região, contudo, guarda verdadeiros tesouros enológicos, como o que provamos hoje. Taurasi, na Campânia, é uma pequena vila em torno da qual temos a área, de solo vulcânico, em que se produz o vinho homônimo, que vem conquistando o reconhecimento dos críticos. O Taurasi deve ser feito com pelo menos 85% de Aglianico, uma das principais uvas da região, conhecida pela elevada acidez e tanicidade.
    A Feudi di San Gregorio é um dos grandes nomes do Sul, responsável pelo "renascimento" dos vinhos da região. O Taurasi passa 18 meses em barricas de carvalho francês e mais 9 em garrafa. Teor alcoólico a 13,5%.
    A coloração é de um rubi ridiculamente intenso, impenetravelmente preto, com halo aquoso muito discreto. O bouquet é uma carreta descontrolada completamente carregada de frutas negras em compota, com várias sacas de café, baunilha e pranchas de madeira. Este vinho é um verdadeiro trator, pronto para demolir a tudo e a todos. Na boca é intenso e concentrado, com muitas notas de café e frutas negras. Muito tânico. Talvez exagerado na madeira. Bela persistência. Alguns anos de guarda provavelmente fariam muito bem, acalmando os taninos. Um Vinhão, absolutamente mastodôntico. Obscuro e intenso, Fear Of The Dark em forma de vinho! 13 Euros.

Mario Trano disse...

Olá Fabio,
Bela postagem sobre a minha região. Recentemente escrevi um pouco sobre ela: http://mondovinho.blogspot.com/2010/11/italia-os-vinhos-tops-da-campania.html
Ai vai encontrar também umas dicas de vinhos top da região.
Inclusive, falando em Taurasi, recomendo este: http://mondovinho.blogspot.com/2010/11/este-vinho-merece-um-monumento.html
Parabéns pelo blog!
Abs

Fábio Baptista disse...

Mario, a Campania está com tudo! Haha!!

E o Mastroberardino é um clássico... vou procurar.

Novella disse...

Hi Fabio, Thank you for the choose of our wine and for the your passion for the Taurasi and its region. We would be happy to stay in contact with you: became fan of our Facebook page "I Vini dei Feudi di San Gregorio"...we are waiting for your opinions about our wines!
Greetings
Novella
Feudi di San Gregorio Team

Fábio Baptista disse...

Thank you!

Elis (ou não!) disse...

Gostei desse. Pode ser o do dia que eu vou chegar!

Elis (ou não!) disse...

Gostei desse. Pode ser o do dia que eu vou chegar!

Fábio Baptista disse...

Thank you!

Fábio Baptista disse...

Mario, a Campania está com tudo! Haha!!

E o Mastroberardino é um clássico... vou procurar.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative