sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Boa surpresa italiana: Poggio alla Sala - Il Torrino - 2005

    A propriedade de Poggio alla Sala pertence, desde 1997, à Família Gattavecchi, tradicionais produtores da cidade de Montepulciano, na Toscana.  
   Confesso que não foi sem certa hesitação que resolvi experimentar esse Torrino, uma das propostas mais simples da casa. Trata-se de um vinho já de certa idade e era impossível saber se ele tinha a estrutura e a qualidade necessárias para se desenvolver ao longo dos seis anos e, mais importante ainda, se as condições de conservarção foram adequadas durante todo esse tempo. Temos um corte de 90% Sangiovese e o restante de “outras uvas tintas típicas”. Houve estágio de oito a dez meses em “barris de carvalho de média capacidade” e de seis meses em garrafa.
   Coloração rubi bastante translúcida, com evidente halo granada que já denota certa evolução. No nariz traz muitas frutas secas, principalmente ameixas. Há também couro, ferrugem e um certo floral de violetas. Muito atraente. Em boca é bem estruturado, tânico e unidimensional, com predomínio de uma mistura de frutas secas e café. Álcool sob controle e final médio.
    Encontrar um vinho nesta faixa de preço (R$ 20-30) que consiga lidar tão bem com a passagem do tempo não é tarefa fácil. Recomendado!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative