sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aglianico del Vulture - Donato d`Angelo - 2008

A uva Aglianico é mais uma da série de variedades italianas relativamente desconhecidas internacionalmente.
O Aglianico del Vulture é uma marca DOC, para os vinhos elaborados aos pés do monte Vulture, um vulcão adormecido na região da Basilicata, sul da Itália. A uva é altamente ácida e tânica, gerando vinhos com bom potencial de envelhecimento, alguns até chamados de Brunellos do Sul!
Donato D`Angelo sempre teve como sua missão a divulgação da Aglianico, "representando a história" da própria uva, conforme podemos ler no site, www.dangelowine.com. Este vinho passa 18 meses em barricas de carvalho e tem 13,5 % de teor alcoólico.
De um rubi muito intenso, a coloração agrada. No nariz, temos muita madeira, couro, chocolate, tabaco e café. É um bouquet bastante intenso, bem carregado na madeira, os 18 meses de carvalho mostram todo o seu poder!! Pode afugentar aqueles que não suportam um toque mais incisivo de madeira, mas eu gostei. Na boca aparece um quê de frutas negras em compota e o chocolate se torna um pouco mais evidente. Bastante equilibrado, álcool e taninos na medida certa. Longa persistência. É um vinho bastante maquiado pelo estágio em barrica, mas gostei do resultado final! O preço por aqui fica em torno dos quatro euros. Campeão!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative