quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Rosso di Montalcino - Castello Banfi - 2008

    Todos os grandes autores têm suas obras-primas, suas Magnum Opus. Tais realizações são, diversas vezes, responsáveis pela maior parte do reconhecimento atribuído aos seus criadores. Ao lado dessas obras-símbolo temos também outros trabalhos, menores, não tão brilhantes, mas que mesmo assim merecem ser conhecidos. Assim também no mundo dos vinhos. Temos o Amarone e o Valpolicella. O Vino Nobile di Montepulciano e o Rosso di Montepulciano. O Brunello di Montalcino e o Rosso di Montalcino. E é deste último que falaremos hoje.
    O Rosso é produzido com as mesmas uvas Sangiovese, na mesma área do Brunello, na Toscana. Diferentemente de seu irmão mais nobre, contudo, pode passar apenas seis meses em carvalho, com um ano de envelhecimento, no total. O Rosso é o meio que os produtores de Brunello têm de utilizar aquelas uvas não tão ideais, das partes menos nobres dos vinhedos, criando uma fonte de receita alternativa, vez que os Brunellos demoram a ficar prontos, e, às vezes, nem são lançados.
    A Castello Banfi é uma grande vinícola, reconhecida por seus Brunellos. Seus vinhos têm ampla distribuição e, se bem me lembro, já vi produtos deles no Brasil. Vale uma visita ao www.castellobanfi.com, site muito completo e informativo. Esse Rosso passa de 10 a 12 meses em madeira, parte em grandes barris e parte em barricas. Após, descansa por seis meses em garrafa. Tem 13,5% de teor alcoólico.
    A coloração é de um rubi intenso, mas ainda com alguma transparência. No nariz temos um interessante início mineral, com muito giz. Quase como se pegassem um apagador das antigas lousas de giz e dessem umas belas batidas! Segue um rico buquê com muitas frutas vermelhas, como cereja e ameixa. O toque de madeira e baunilha é perfeito, muito bem integrado, quase não se sente. Por vezes aparece também um quê de carne crua, bem vermelha e sanguinolenta. Na boca é redondo, potente, mas equilibrado. Tânico na medida certa, com um leve amargor, boa persistência. Vinho muito bem feito, ótimo de se beber. Belo trabalho da Banfi, agora quero o Brunello!!

Anônimo disse...

Belo post! Gosto muito dos rossos, aí custa quanto, menos de 10 Euros ou mais ?

att


Jeriel

Fábio Baptista disse...

Opa... me esqueci do preço! Este fica na faixa dos 10 euros, mas achei na promoção por 7 e uns quebrados! Maravilha!

Anonymous disse...

Belo post! Gosto muito dos rossos, aí custa quanto, menos de 10 Euros ou mais ?

att


Jeriel

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative