domingo, 5 de dezembro de 2010

Cava Original - Codorníu

    Deixando por alguns momentos as paragens italianas, fomos parar na Espanha. Mais precisamente na região de Penedès, na Catalunha. Aqui é feito o Cava, conhecido como o Champagne espanhol. Conta-se que o espumante foi "criado" por Josep Raventós, que, em 1872, utilizou o método tradicional ou Champenoise, (segunda fermentação na garrafa) com as uvas autóctones da região. O vinho deve descansar por pelo menos nove meses nas cavas ("cavernas"). 
    A história da Codorníu remonta ao século XVI. Hoje a empresa é um colosso internacional, possuindo vinícolas na Califórnia e Argentina.
    Este Cava é da linha básica da casa, um corte de 40% Macabeo, 30% Parellada, 20% Xarel·lo e 10% de "vinho reserva". Passa nove meses nas cavas e tem 11,5% de teor alcoólico.
    A coloração é de um dourado muito intenso, belo perlage. No nariz, um interessante buquê de nozes e... alguma coisa que lembra um sótão húmido. Não temos frutas tropicais aqui, mas sim uma bela mineralidade, muito elegante. Na boca é intenso, dominando todo o palato com frutas maduras como nozes, castanhas e amêndoas. Bela acidez, bom corpo, grande persistência. Muito agradável, uma bela opção aos Champagnes! Cerca de sete euros.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative