sexta-feira, 18 de março de 2011

Mais um bom Supertoscaninho: Donna Olimpia 1898 - 2008

    A modernosa vinícola Donna Olimpia é um dos três projetos de Guido Folonari. Além desta propriedade em Bolgheri o homem conta ainda com uma na região do Barolo e outra em Montalcino.
    O Donna Olimpia 1898 tem clara inspiração bordalesa, com um corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot. O vinho passa entre 12 e 14 meses em barrica e mais seis em garrafa.
     Coloração rubi bastante viva mas não totalmente opaca, com evidente halo aquoso. No nariz temos frutas vermelhas vivas (cereja) no estilo "batom". No fundo sentimos uma ponta de alcaçuz e depois de algum tempo na taça, algumas nuances de couro e ameixas maduras. Na boca é potente, as frutas vermelhas se transformam em um certo café tostado que permanece num final médio. Equilibrado, taninos presentes mas sem incomodar. Os 14,5 de álcool são muito bem gerenciados e não se fazem notar. Mais um Vinhão! Custou cerca de 13 Euros na Itália.

Mondo Vinho disse...

Fabio, não conhecia este rotulo (pecado grave para o criador do termo supertoscaninhos....rsrss) , e nunca vi por aqui.
Em compensação recentemente tomei um supertoscanão: o Giusto di Notri da Tua Rita safra 2001: um espetáculo. Se tiver a oportunidade não deixe de experimentar (mas infelizmente aqui é caro pra caramba...)
Em breve no Mondovinho.
http://mondovinho.blogspot.com
Abraço!

Fábio Baptista disse...

Hahaha... na Grand Cru tá saindo por meros 476 reais... quem sabe um dia?!

Valeu pela força!!

Mondo Vinho disse...

Detalhe: o de R$ 476 que vc viu na Grand Cru é da mais recente (e menor safra de 2005). A de 2001 por mim degustada já é considerada para colecionadores (97 pontos pelo Parker), se encontrar deve custar pelo menos o dobro!
Eu paguei menos de 40 euro...

Fábio Baptista disse...

A diferença é realmente cruel...

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative