segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tsantali Naousa Reserve - 2006

    Já provamos alguns poucos vinhos gregos por aqui. Por alguma razão, os gregos tendem a ficar numa zona cinzenta de esquecimento, talvez pela pouca variedade de propostas que chegam ao Brasil. É uma pena, já que, como veremos, há boas e acessíveis opções.
    A região grega de Naousa é conhecida pela uva Xinomavro, que costuma gerar vinhos tânicos e com bom potencial de guarda. Essa proposta da Tsantali passa por estágio em barrica de carvalho francês por doze meses. É interessante perceber que há um predomínio (90%) de madeira de segundo e terceiro uso, o que ajuda a não sufocar o vinho.
     Coloração rubi intensa e translúcida. No nariz, muitas especiarias: louro, alecrim, pimenta do reino. Há um discreto invólucro de couro, ferrugem e poeira, com alguma fruta ao longe. Dá pra sentir também uma certa mineralidade, um componente terroso. Muito interessante. Em boca é leve, discreto, sem muito corpo. Não empolga como no nariz, mas também não desagrada. Taninos bem domados e álcool em ordem. Final médio. Bom vinho.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative