quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Um Rothschild pouco nobre: Mapu Gran Reserva - 2011

    Os Rothschild constituíram, durante o século XIX, o coração do sistema financeiro e bancário europeu. Há inúmeras especulações a respeito da possível influência exercida pela família em guerras e revoluções europeias. O que é certo, no entanto, é que eles foram responsáveis por considerável parcela dos empréstimos contraídos pelo Brasil no exterior durante o século XIX, como o Funding Loan de Campos Salles em 1898. Além disso, sabe-se, também, que eles têm certa predileção por empreendimentos vinícolas, já que controlam alguns dos mais badalados Châteaux de Bordeaux, como o Mouton Rothschild e o Lafite Rothschild e cooperaram na produção de ícones do Novo Mundo, como Opus One e Almaviva. Não menos certo é que também se aventuraram em algumas iniciativas menos nobres, como o Mouton Cadet, um Bordeaux simplório que tenta se valer das credenciais do nome “Mouton”, e propriedades no Chile que deram origem, entre outras coisas, a esse Mapu.
    O rótulo curiosamente não traz menção explícita a qualquer tipo de uva. É apenas no contrarrótulo que aparece alusão à Carménère. Tudo bem, vamos ver a página na internet. Depois de sermos recebidos por um carneiro decorativo, temos uma obra-prima muito adequada para os idos de 1999, 2000, quando nos encantávamos com animações e efeitos em Flash. De conteúdo e informações técnicas, temos pouco. Enfim, vamos ao vinho.
    Visual rubi intenso, quase completamente opaco. No nariz, há difusas notas de frutas negras estilo mirtilo e cassis junto a claros toques de madeira. Em boca é apagado, simples e discreto, quase como uma folha em branco. Um final amargo e decepcionante acompanha cada gole. Uma tristeza. Poucos mercados são tão suscetíveis ao efeito de marcas e de conceitos pré-fabricados sobre qualidade ou valor quanto o setor vinícola. Eis aí um exemplo perfeito. Quase nada há que se falar sobre o vinho em si. Melhor discutir as vicissitudes do mercado.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative