sábado, 16 de fevereiro de 2013

Borbulhas rosadas em alta: Casa Valduga - Reserva Blush 2010

    É quase impossível falar sobre espumantes brasileiros sem citar a Casa Valduga. A vinícola, estabelecida no Vale dos Vinhedos ao final do século retrasado por imigrantes italianos, foi uma das grandes responsáveis por apresentar ao mundo o potencial tupiniquim na seara das borbulhas. São centenas de prêmios obtidos não só por espumantes, mas também por tintos Merlot e Cabernet Sauvignon. Os empreendimentos Valduga incluem um extenso portfólio vinícola, composto pelos famosos espumantes  e, até mesmo, Malbecs feitos na Argentina. Há, também, um grande complexo para enoturismo em Bento Gonçalves, com restaurantes e pousadas.
    Por algum motivo, não havíamos, ainda, provado as criações Valduga. Esse simpático espumante rosado, um corte de 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, mostrou-se convidativo. A vinificação é pelo método tradicional e há estágio de 25 meses em cave para maturação.
    Belo visual róseo pálido, com perlage não particularmente fino, mas denso e persistente. No nariz é bastante discreto, mostrando apenas alguns toques de fermentação, estilo pão, e um leve frutado cerejístico. Em boca agrada mais, é vivo, altamente refrescante e frutado, explodindo morangos e cerejas. Boa opção de espumante rosado, ainda que o preço possa ser, por vezes, exagerado.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative