terça-feira, 12 de março de 2013

Um Merlot da Patagônia: Bodega Viva - 2008

    A família Peano, de origem piemontesa, produz vinhos na Patagônia desde 2002. O local escolhido foi El Cuy, na província de Río Negro. Trata-se de uma região de clima seco, com grande diferença de temperatura entre dia e noite. Temos aí um bom palco para a produção vitivinícola.
    A Bodega Viva engarrafa apenas suas melhores uvas, o que, normalmente, corresponde a cerca de 10% da safra, destinando o restante para venda a outros produtores. Grande parte dos processos de vinificação são manuais. As quantidades são, portanto, limitadas. Desse Merlot que provamos hoje, por exemplo, foram produzidas 2400 garrafas. Houve estágio em barricas de carvalho francês por seis meses.
    Visual rubi leve e translúcido claramente tendendo ao ocre, com evidentes sinais de evolução. No nariz, a confirmação da passagem do tempo: notas de frutas negras secas, couro, tabaco, ferrugem e pimenta do reino. Uma beleza. Pode-se dizer que está no ápice de sua maturidade. Um ano a mais talvez fosse seu limite . Em boca é denso, tem boa presença, tranzendo um final persistente de café/ferrugem. Eis um belo Merlot que envelheceu bem.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative