sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Brunello di Montalcino - Castello Banfi - 2004

    Talvez o vinho italiano por definição, o Brunello foi criado por Ferruccio Biondi-Santi. O "marromzinho" pode atingir preços estratosféricos e é um dos grandes símbolos da Itália, tanto quanto um prato de macarrão ou uma Ferrari.
    O braço italiano da Banfi Vintners foi fundado em 1978 e é uma mega-operação bem ao estilo norte-americano, incluindo até uma espécie de hotel. Já provamos o Rosso di Montalcino da Castello Banfi, que agradou bastante. Agora é a vez de seu irmão mais velho.
    Como todo Brunello, é 100% Sangiovese Grosso. Passa dois anos em barris e barricas e mais oito a doze meses em garrafa. Recebeu 93 pontos da Wine Enthusiast e 92 da Wine & Spirits. 13,5% de teor alcoólico.
    No visual temos um rubi não muito intenso, quase transparente. Nem sinais de qualquer tom alaranjado, o que indica que poderia aguentar mais alguns anos de garrafa, tranquilamente. No nariz é potente e complexo. Não estamos diante de um vinho de uma nota só, tem muita coisa acontecendo aqui. De imediato percebemos um belo perfume floral, muito sedutor. Cerejas, amoras e um elegante toque de madeira e tabaco, por vezes lembra comida, salame! Belíssimo. Na boca é ainda melhor, muito inteso e frutado. Taninos muito bem equilibrados, longa persistência. Daqueles vinhos que dão vontade de mastigar, de tão densos e saborosos. Um Vinhão! O bel paese em um cálice! 22 Euros.

Unknown disse...

Espero que tenha separado uma garrafa dessas pra mim.

Fábio Baptista disse...

Essa e muitas outras!

Fábio Baptista disse...

Essa e muitas outras!

Elis (ou não!) disse...

Espero que tenha separado uma garrafa dessas pra mim.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative