terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Harmonizando: Queijo trufado e Falanghina!

    A pequena cidade de Acqualagna, na região de Marche vive e respira tartufo. A preciosa iguaria, há séculos, traz turismo e riqueza para a região. O queijo Tufino nada mais é do que um "corte" (se é que podemos dizer) de leite de vaca e de cabra, com deliciosos pedacinhos do tubérculo de Acqualagna para dar aquele toque especial. O aroma do tartufo é indescritivelmente maravilhoso, intenso e obscuro. Conjugado à gordura e sabores amanteigados do queijo, tem-se uma receita mortalmente viciante. A vontade é de comer TUDO!
    Descendo para a região da Campania, temos uma uva branca ainda pouco conhecida no mercado internacional, a Falanghina. O Ante Hirpis é produzido pela Vinicola del Sannio e tem 12,5% de álcool. A coloração é de um belo dourado-claro. No nariz é potente, mostra muita maçã-verde, um perfume floral e um frescor estilo cachoeira. É como estar sentado ao lado de uma queda d`agua, comendo uma maçã e segurando um ramalhete de flores brancas. Na boca é intenso, saboroso e untuoso, com acidez equilibrada e boa persistência. Um Vinhão, que sai na Itália por quatro ou cinco euros.
    O resultado da harmonização é que o Tufino acaba sendo muito poderoso para este Falanghina. Por mais que seja um vinho de caráter, este queijo não dá espaço para mais ninguém. Ao invés de se integrarem, os dois parecem querer brigar para ver quem vai dominar seu palato, com os sabores obscuros e terrosos do tartufo se sobrepondo aos florais e vegetais da Falanghina. Nada que vá estragar a festa, claro, mas definitivamente não há muita química entre os dois. Quem sabe com um tinto?  
    Não se esqueçam da pergunta da semana: qual seu italiano favorito até R$ 120?!

Teste disse...

teste teste

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative