domingo, 11 de maio de 2014

Indispensável: Hugh Johnson`s Pocket Wine Book 2014

    Hugh Johnson é um dos mais célebres personagens do mundo enológico. Depois de mais de cinquenta anos escrevendo sobre vinhos, com diversas obras de grande sucesso, como o Atlas Mundial do Vinho e a História do Vinho, Hugh Johnson pode ser considerado um dos bastiões da “velha guarda” enológica, tendo sempre exaltado a importância das técnicas locais e tradicionais, em desfavor dos modismos passageiros. Um dos mais fervorosos opositores do famigerado sistema de pontos, Johnson pode ser considerado uma espécie de “anti-Parker”. Parte de sua trajetória de sucesso se deve, certamente, à popular série Guia de Bolso, editada anualmente por Johnson desde 1977. Esse tipo de obra, uma espécie de lista dos mais destacados produtores e regiões, serve, sobretudo, ao propósito de nos atualizar acerca dos últimos acontecimentos do mundo enológico.
    Nesta edição 2014, Hugh Johnson refletiu, como de praxe, sobre a condição atual da vitivinicultura, afirmando, em tom positivo, que vivenciamos um “marco” na história do vinho. Segundo ele, cada vez mais o mercado descobre que acidez e tanino são, também, desejáveis e que “Fruit is no longer the be-all and end-all”. Vinhos bombásticos e pesados, tão em voga em passado não muito distante, estão deixando o gosto do povo, já que “(...) consumers are discovering that deep-red colour is no indication of quality”. Além disso, Johnson também tece comentários sobre os efeitos da internet e da avalanche de informações no mundo do vinho: “So knowledge is at hand - opinion, too. But understanding?” Talvez uma crítica aos blogs e outras mídias virtuais? Não falta um nota sobre a China e sua recente e meteórica relação com o vinho.
    Talvez a melhor no gênero guia de bolso, a obra de Johnson está recheada de informações e dicas sobre inúmeras regiões, produtores e castas. Fonte segura de referência e atualização, vale dar uma olhada. A edição em inglês custa U$ 12,60, na Amazon.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative