domingo, 18 de setembro de 2011

Um bom vinho croata: Zlahtina - Gospoja - 2008

    Eu jamais havia provado um vinho croata. Na verdade, tudo o que sei sobre vinicultura da Croácia se resume a estes dois episódios de Wine Library TV: Croatian Wine Tasting / Tasting Wines from Croatia. É fácil imaginar, então, minha empolgação ao receber esta simpática garrafinha de 200ml como presente de uma querida amiga, recém chegada daquelas bandas. Na primeira oportunidade, fui logo ao Google tentar decifrar o rótulo. Aprendi que Krk é uma bela ilha turística ao norte da costa croata. De lá vem a uva Zlahtina, interpretada, neste caso, pelo produtor P. Z. Gospoja. O site está em croata, se alguém quiser se aventurar... Teor de álcool a tranquilos 11,5%.
    Mostrou coloração dourada não muito intensa, acompanhada por rápidas bolhinhas que logo sumiram. No nariz, é surpreendente a intensidade das notas de nozes e amêndoas. Para ser mais exato, este vinho cheira a bolo de amêndoas com caramelo. Em boca dá para sentir um leve frizante no início e mais castanhas e nozes, com um final curto.
    Uma proposta muito interessante, completamente diferente dos Chardonnays e Sauvignon Blancs frutados de todos os dias. Não sei se dá pra achar por aqui...

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative