Já provamos diversos vinhos da Tutunjian/Apaltagua: um Cabernet Sauvignon, um Carménère e um Chardonnay. São boas propostas trazidas pelo Verdemar a preços convidativos. Faltava ainda, contudo, uma das linhas mais populares da vinícola, a Pacifico Sur.
Ainda que o belo rótulo diga apenas “Carménère”, temos aqui, na realidade, um corte dessa uva com uma parcela significativa (40%) de Cabernet Sauvignon. Proveniente do Vale do Curicó, metade do vinho passa por estágio de seis a oito meses em barricas de carvalho. Depois, são mais seis meses de descanso em garrafa. Álcool a 13,5%.
Coloração rubi/púrpura muito intensa, com mínimo halo transparente. No nariz é rico, com notas dominantes provenientes da Cabernet Sauvignon e do estágio em madeira: fumaça, café, pimentão, ameixa, amora. Trata-se de um vinho com tanta extração e concentração e com notas tão claras de pimentão que chega quase a ser propaganda enganosa colocar “Carménère” no rótulo! Na boca mostra mais frutas negras, combinadas com um componente tostado agradável que aparece num final médio, com um certo excesso de álcool. A Carménère finalmente dá o ar da graça, acalmando os taninos.
De modo geral, um vinho potente, com muito corpo, até agressivo, pesado. Uma excelente pedida pelo preço de R$ 18,90. Só não podem continuar com este “Carménère” no rótulo!!
Deixe seu comentário