quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um bom e acessível rosé: Fleur d`Eglantine - Chateau Mourgues du Gres - 2010

    Tenho uma certa admiração pela AOC Costières de Nimes. Já provamos um tinto dos irmãos Baret que agradou pela estrutura e potência combinadas ao baixo preço que normalmente está associado ao sul da França. Quando vi este rosé, não tive dúvidas.
    O Chateau Mourgues du Gres, de François Collard, coleciona elogios da imprensa internacional. Este Fleur d`Eglantine, em sua safra 2009, receu 87 pontos de Parker. Trata-se de um corte de 50% Grenache, 30% Mourvèdre, 10% Carignan e 10% Syrah. O belo rótulo, transparente, traz um dizer que remete ao clima da região: “Sine sole nihil”.
    Coloração rosada bastante viva, quase laranja. No nariz temos discretas lembranças de frutas vermelhas frescas e uma intensa nota floral de rosas. Às vezes aparece um certo fermentado. Em boca tem boa acidez, é bem estruturado e  saboroso, não parece “ralo” e sem corpo como muitos rosés por aí. Álcool bem equilibrado.
   Interessante opção, absolutamente versátil, poderia acompanhar diversos pratos, dos mais leves aos mais condimentados. Não custa muito (em torno de R$ 30) e é um dos melhores vinhos rosados que já bebi. O único que poderia fazer frente ao inesquecível Cerasuolo da Torre dei Beati.

Elis Bastani disse...

Eu gostei muito desse vinho.
Tem uma cor bonita demais, parecia feito para acompanhar o delicioso salmão levemente grelhado, quase cru.
Boa opção pro clima que estava quente porém chuvoso, não pedindo nem tinto nem branco.
No mais o vinho é bem gostoso!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative