quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Nada como um Dolcetto de qualidade: Carlo Romana - Rumanot - 2009

    A Dolcetto é uma das mais injustiçadas uvas de todo o mundo. Não bastassem suas irmãs chiques e badaladas, como a Sangiovese e a Nebbiolo, seu nome ainda remete a “vinho doce”, o que leva um sem número de pessoas a enjeitar quaisquer Dolcettos que vejam. Nada mais triste. Trata-se de uma das mais interessantes uvas italianas, capaz de produzir, nas mãos de bons produtores, vinhos equilibrados, densos e agradáveis, ainda que sem toda a carga de complexidade e poesia dos melhores Barbarescos e Barolos, seus companheiros de Piemonte.
    Carlo Romana é um especialista em Dolcetto di Dogliani e coleciona inúmeros elogios da imprensa especializada italiana. Seu Rumanot, que experimentamos hoje, compõe a gama intermediária da casa e provém de vinhedos de cerca de 35 anos de idade. Não há passagem por madeira.
     Visual rubi translúcido e leve, com discretos relampos de ocre nas bordas, denotando evolução. No nariz, muita fruta negra fresca, especialmente amoras e ameixa. No fundo, há alguma mistura de madeira, cacau, café e especiarias. Nota-se alguma ferrugem, puxando claramente a evolução. Em boca, taninos macios e acidez média, fácil de beber e de gostar. Mesmo com quatro anos, ainda mostra vitalidade e estrutura. Uma excelente compra por cerca de R$ 35-40.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative