quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Uma bela degustação de vinhos em Paris - Ô Chateau

    Ah, a França. Nação-símbolo do vinho, com milhares de regiões e produtores, produzindo para todos os gostos e bolsos. São tantas as apelações, chateaux, categorias e classificações, que o enoviajante pode ter dificuldades ao tentar provar a maioria delas em apenas alguns dias. Mas os seus problemas estão resolvidos! A O Chateau oferece três tipologias de degustações, desde a mais simples, que inclui três vinhos e custa 30 euros, até a top, por 80 euros, com vários Grand-Cru. É bastante dinheiro, mas não há melhor modo para provar vários tipos de vinhos franceses, num ambiente bacana (originalmente era uma cave do rei Luís XIII), com um simpático sommelier-professor que dá uma bela aula, em inglês perfeito. Escolhemos a versão intermediária, denominada "Le Tour de France of Wine", que inclui um Champagne, dois brancos e três tintos. Joaquin, nosso sommelier-professor, discorreu, por duas horas, sobre assuntos diversos, desde os aspectos básicos de produção do Champagne até temas abstratos como a subjetividade intrínseca da degustação. Exaltou o belo custo-benefício das denominações mais desconhecidas, especialmente do sul da França. É mais uma atração imperdível para o enoviajante em Paris! Os vinhos degustados foram:

I - Champagne Montmarthe Brut Premier Cru: Um belíssimo Champagne, de aromas florais elegantes, incrível perlage. 21 Euros.

II - Sancerre - Domaine de La Garenne - 2009: Um branco maravilhoso, mostra todo o caráter da Sauvignon Blanc, vegetal, cítrico, ácido na medida certa. 18 Euros.

III - Côte Chalonnaise - Domaine Venot - 2007: Um agradável Chardonnay sutil e amanteigado. O anterior agradou mais. 17 Euros.

IV - Fronton - Château Coutinel - 2005: aqui temos a desconhecida uva de Fronton, a Négrette, combinada à Cabernet Sauvignon e Syrah. Um tinto gostoso e fácil de beber, com aromas de frutas vermelhas, carne crua, canela e baunilha. 19 Euros.

V - Pomerol - Château Le Caillon - 1999: a estrela da noite. Resolveram fazer um agradinho e abriram esta garrafa especial. No nariz, muito couro, pimenta-do-reino e café. Na boca é "salgado" e potente. Um vinho estilo curtume. 50 Euros.

VI - Côtes du Rhone Village - Domaine du Grand Veneur - 2007: um típico corte do sul da França, com Grenache, Syrah e Cinsault. Um vinho potente, estruturado, com notas de frutas vermelhas e alcaçuz. Interessante, mas não me dou bem com a Grenache. 19 Euros.



Joaquin, o sommelier-professor
Uma bela surpresinha!


Um espaço descontraído e bacana
Até parece um crítico de verdade!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative