domingo, 2 de janeiro de 2011

Espumante do ano novo: Franciacorta Fratelli Berlucchi - 2006

    O Franciacorta é um dos grandes espumantes italianos, apesar de ainda não gozar da mesma fama do Prosecco. Sua região é a Lombardia, norte da Itália e o vinho que provaremos hoje está profundamente ligado à história desta DOCG. Guido Berlucchi é o pai do Franciacorta, tendo lançado a primeira garrafa em 1957. Posteriormente, apenas seus irmãos continuaram na produção, dando origem assim à Fratelli Berlucchi, vinícola responsável por uma parcela bastante significativa da produção total do Franciacorta. O método utilizado é o tradicional, com segunda fermentação na garrafa.
    Não consegui acessar o site da empresa, mas conforme podemos ler no contra-rótulo temos aqui um interessante corte de Chardonnay, Pinot Bianco e Pinot Nero. Este é um espumante milesimado, safra 2006, com 12,5% de álcool.
    Coloração levemente dourada. No nariz mostra nozes, melão e um baita toque floral. Na boca é intenso, tem boa presença, cobrindo o palato de pêra e melão, com uma boa dose de acidez que lhe dá vida e alegria. Prolongada persistência frutada, com amargor pronunciado. Nada que vá mudar sua vida, mas é um espumante bem feito, muito agradável. Cerca de 12 Euros.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative