sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vinhos no cinema - Episódio I - Sideways

    Como começar a falar de vinhos no cinema sem abordar Sideways? O filme dirigido por Alexander Payne revelou-se um estrondoso sucesso, faturando mais de cem milhões de dólares e ganhando popularidade até fora dos Estados Unidos1. A trama, contada de maneira tipicamente hollywoodiana, gira em torno das vicissitudes de dois quarentões, um em busca de um editor para seu livro e outro de, digamos, aventuras mundanas. Tudo sempre regado a vinho. O filme gerou reações muito positivas da crítica mas os conhecedores não perderam tempo em apontar os nefastos efeitos das preferências de um dos personagens nas vendas de Merlot. Além do fato de que o vinho preferido do mesmo personagem era composto em sua maior parte por uvas que ele dizia detestar.
    Mesmo com todas as inconsistências e o estilo meio pedante e pasteurizado de um filme feito para o tradicional gosto norte-americano, creio que o real mérito de Sideways tenha sido atrair um público que considerava o vinho uma bebida complicada e inacessível. Transplantado das páginas das revistas especializadas, o vinho é mostrado como algo que pode fazer parte do nosso dia a dia de pessoas comuns. Quem sabe não precisamos de um Sideways brasileiro?
    Aos que não viram, não deixem de fazê-lo o mais rápido possível. Aos que já viram, não percam este incrível remake japonês:  

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