terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sobremesa à italiana: Vin Santo del Chianti

    Vinhos de sobremesa são ainda uma categoria pouco conhecida e divulgada. Nos supermercados e lojas não especializadas, quando é possível encontrá-los, não há mais do que três ou quatro rótulos. É uma tristeza, pois têm um caráter todo particular e podem tanto escoltar uma sobremesa ou ser ela própria.
    O Vin Santo é um dos vinhos de sobremesa mais populares da Itália, certamente o mais difundido na Toscana, onde é produzido. As uvas Trebbiano e Malvasia ressecam por algum tempo em esteiras de palha, concentrando o açúcar. O vinho passa pelo menos três anos em carvalho e pode alcançar níveis alcoólicos bastante elevados. Este tinha 16%.
    Visual alaranjado-ferrugem transparente. No nariz, muito caramelo, nozes, ferrugem e uma pontinha de álcool sobrando. Na boca surpreende por não ser exagerado no açúcar nem no álcool, mostra equilíbrio, trazendo frutas caramelizadas, algum alcaçuz e um certo tostado. Desaparece muito rápido, mas no geral é gostoso e agradável. Os tradicionais biscoitos cantucci são a clássica combinação com o Vin Santo, mas poderia cair muito bem também com os incríveis Panettones que eles têm por aqui. Cerca de sete euros.

Mondo Vinho disse...

Aaaahh! Que saudade do Vin Santo com cantuccini!!!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative