terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um Guado al Tasso mais econômico - Il Bruciato 2008

Etiqueta torta...
    A Tenuta Guado al Tasso, famosa pelo Super Toscano de mesmo nome, foi herdada nos anos 30 pela família Antinori, proprietária de um vasto império enológico italiano. De lá saem um rosé (Scalabrone), um branco (Vermentino) e dois tintos, o Guado al Tasso e Il Bruciato, irmão menor do vinho que leva o nome da casa. Trata-se de um corte de 50% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot, 20% Syrah e outras variedades tintas não especificadas. O vinho estagia por oito meses em barrica e mais quatro em garrafa. Recebeu 88 pontos de Antonio Galloni e 90 da Wine Spectator.
    Coloração rubi intensa e opaca, com mínimo halo aquoso. No nariz predominam frutas negras, especialmente ameixa, rodeadas por um elegante amadeirado que traz um quê de chocolate. Belíssimo. Na boca é super potente, concentrado até mais não poder, macio, meio de boca trazendo algum café, com longa persistência. Belo uso de madeira, que está presente, mas sem tomar conta de tudo. Taninos potentes e bem integrados. Equilibrado e delicioso, um verdadeiro Vinhão! Na Itália saiu por 16 Euros, no Brasil fica por volta dos cem Reais. Salgado, mas vale.

    Análise da namorada: O Fábio trouxe um vinho especial, e fomos experimentar. Ele começou dizendo que sentia ameixa e frutas negras. Eu só senti a madeira. Depois eu experimentei o aroma do vinho no decanter, e senti o aroma de frutas negras. Ele falou de um vinho potente, e falou novamente da metáfora de um vinho como um trator. Eu no começo achei somente um vinho muito agradável, com um sabor de uvas maduras bem pronunciado. Contudo, quando começamos a comer, percebi que o sabor do vinho tomava conta de tudo mesmo, e que ele fica na boca e é agradável por um bom tempo. Gostei muito, um vinho realmente especial!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative