sábado, 7 de maio de 2011

Harmonizando: picanha de cordeiro e Cabernet Sauvignon

    Outro dia provamos o Sauvignon Blanc desta linha Peñalolen da vinícola Quebrada de Macul (relembre). Tivemos, então, a oportunidade de harmonizar o Cabernet Sauvignon com uma certa picanha de cordeiro uruguaio. Perdido em meio às infinitas opções do supermercado, me resolvi por esta tal picanha, para tentar fazer um agradinho à mamãe, que fez aniversário na quinta-feira. Temperada com sal grosso e pimenta do reino, assou por umas três horas junto a batatas, alho e cebola. É uma carne bastante gordurosa, mas talvez por isso mesmo macia e de um sabor bem diferente da de boi.
    Voltando ao vino, este é um varietal Cabernet Sauvignon, que recebeu, na safra 2008, 88 pontos da Wine Spectator.
    O visual é de um rubi muito intenso e completamente opaco. No nariz é cheio de frutas negras, trazendo também um interessante esverdeado, tipo mentolado. Dá pra sentir a madeira, que confere discretas notas de couro e café. Na boca é muito encorpado, concentrado e suculento, estilo novo mundo. As frutas se transformam num final longo de café e chocolate, muito agradável. Não se sente o álcool nem mesmo quando mais quente. Os taninos da Cabernet foram muito domados, talvez até demais para fazer frente ao gorduroso cordeiro. Se há uma combinação maravilhosa neste mundo é a de taninos e gordura e, nesta equação específica, faltou um pouco do primeiro e sobrou um pouco do segundo. De todo modo, uma beleza!

Plínio Medeiros disse...

Ótimo vinho, melhor ainda se oxigenado, acrescenta um frescor. Sobre a harmonização com picanha de cordeiro é indicado um vinho Carbenet Franc, como o Loma Larga Cabernet Franc: 

http://www.buywine.com.br/vt_loma_larga_cabernet_franc_2008/p?utm_source=Vinhão

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative