quinta-feira, 14 de julho de 2011

Precisamos conhecer mais a Itália: Barbera d`Alba - Arione - 2009

    A Itália é, provavelmente, o maior celeiro de variedades autóctones em todo o mundo. Mas nem todas as uvas são iguais perante a lei. Apenas uma parcela delas é amplamente conhecida e exportada: a Sangiovese, em suas várias interpretações e a Nebbiolo, no Barolo e no Barbaresco, ganham a maior parte das atenções no palco mundial. Pouco se ouve por aí sobre Barbera, Dolcetto, Aglianico ou Ruché nos tintos, Falanghina, Greco, Verdicchio ou Garganega nos brancos. O fato é que estas uvas são capazes de produzir excelentes vinhos e muitas vezes, graças à falta de marketing e divulgação, chegam a custar uma fração dos badalados Chianti Classico Riserva ou Brunello di Montalcino. No Brasil, esbarram em uma forte barreira: a carga tributária e os custos de transporte, que acabam por posicioná-los muito acima da faixa de preço dos chilenos e argentinos mais simples e conhecidos.
    O vinho que provamos hoje é o combustível dos piemonteses para o dia-a-dia. A Barbera, por muitos anos, foi considerada o patinho feio do Piemonte, relegada às piores parcelas de terreno. Nos últimos anos, produtores como Renato Ratti têm investido na Barbera, alcançando bons resultados. Esta proposta da Arione, contudo, é simples e simplicidade, como veremos, é a melhor palavra para descrever este vinho.
    Coloração carmim intensa mas não completamente opaca. No nariz temos bastante fruta fresca em evidência: amoras, cerejas, framboesas. Em boca é bem estruturado, com uma nota vegetal um pouco amarga, boa acidez. Taninos muito mansos e curta persistência. Um vinho equilibrado, sem excessos de álcool ou madeira, nem aquela sensação de fruta artificial, como é cada vez mais comum de ser ver por aqui. Nada de espetaculoso, apenas um bom companheiro para aquela pizza de quarta-feira. Precisamos de mais vinhos assim, abaixo dos vinte reais, de preferência. Este custou R$ 25, no Verdemar.

Mondo Vinho disse...

Bela pechincha, Barbera abaixo de R$30 é uma verdadeira raridade...! 

Fábio Baptista disse...

Pois é, este estava na promoção, normalmente fica por volta dos 30 mesmo.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative