sábado, 4 de janeiro de 2014

Novas fronteiras: Verdeca - Feudi di Guagnano

    Talvez o mais fascinante aspecto da enologia seja o fato de que, por mais que nos dediquemos à nobre tarefa de conhecer as mais diversas castas de uvas, muito provavelmente jamais chegaremos a prová-las todas. Como viajantes interestelares perdidos no fascinante universo da ampelografia, nossa única esperança é seguir de uva em uva, dia após dia.
    Foi imbuídos desse espírito que nos deparamos com uma garrafa de Verdeca, uva branca tradicionalmente cultivada no sul da Itália, região que muitos reputam constituir sua terra natal. A proposta é da Feudi di Guagnano, produtor que conhecemos quando da apresentação dos novos italianos importados pela Casa Rio Verde.
    Visual dourado intenso. No nariz, a nota dominante é vegetal, com nítidos toques de pinheiro que chegam a lembrar o estilo do grego Retsina. Há alguma fruta branca discreta. Em boca não mostra muita acidez, é, de novo, bastante vegetal. Muito puxado para a resina de pinheiro, é algo monotemático, ainda que refrescante. Sozinho, não me pareceu capaz de ombrear com os grandes brancos do sul, como o Greco di Tufo e a Falanghina.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative