terça-feira, 9 de novembro de 2010

San Luigi Dolcetto di Dogliani - Pecchenino - 2008

    Mais um Dolcetto, dessa vez não "d`Alba", mas "di Dogliani". As duas cidades piemontesas ficam a poucos quilômetros de distância e produzem vinhos internacionalmente conhecidos pela elegância e delicadeza, no estilo "Pinot Noiresco".
    A história da vinícola Pecchenino remonta ao fim do século dezoito e, passada de pai para filho, tornou-se reconhecida por seus Dolcettos.
    O vinho de hoje é 100% Dolcetto, não passa por madeira e tem 13% de teor alcoólico. Recebeu 89 pontos de Antonio Galloni, que escreve para a Wine Advocate. 
    A coloração é de um rubi opaco, com um halo aquoso bastante evidente. Um agradável bouquet se faz logo notar, com um belíssimo perfume de cereja e ameixa. Trata-se de um frutado mais aberto, mais alegre do que normalmente se encontra por aí. Em outras palavras, lembra mais um belo suco de frutas vermelhas recém-colhidas do que uma geléia. Temos também um certo toque herbal, estilo grama. Na boca é muito equilibrado, com uma certa mineralidade presente. Taninos muito bem domados, sem excessos nem carências. Bela persistência. É um vinho mais feminino, delicado, quase tão fácil de beber quanto um branco.  Mais Queen do que Black Sabbath. Os dolcettos são, realmente, incríveis! 8,90 Euros.  

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative