domingo, 7 de novembro de 2010

Titulus - Verdicchio dei Castelli di Jesi - Fazi Battaglia - 2009

    A Verdicchio faz parte de um grupo de uvas brancas italianas pouco conhecidas e divulgadas. A Falanghina e a Greco também estão nesse time. Tradicional variedade da região de Marche, a Verdicchio pode gerar vinhos de respeito, até capazes de envelhecer por alguns anos. A Fazi-Battaglia foi em grande parte responsável pelo redescobrimento desta uva, lançando, na década de 50, um concurso para o design da hoje famosa garrafa de seu Verdicchio Titulus, em forma de ânfora. A garrafa é, de fato, uma atração à parte, vindo acompanhada de uma espécie de pergaminho, com diversas informações sobre o vinho e a região.
    A denominação "Verdicchio dei Castelli di Jesi" permite até 15% de outras uvas, mas o de hoje é feito exclusivamente de Verdicchio. O vinho não passa por madeira e permanece um mês em garrafa, antes de ser liberado. Teor alcoólico de 12%.
    Logo na cor já demonstra a tipicidade da uva, com um amarelo palha muito claro, com leves reflexos esverdeados. No nariz é muito agradável, um belo dueto entre notas de frutas como melão e maçã e um elegante toque floral. Na boca é bastante denso, "pesado" até, com boa acidez e um certo amargor residual, muito gostoso. Belo vinho! 5,80 euros.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative