sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Marchese Antinori Chianti Classico Riserva - 2005

    Sexta-feira, dia de relaxar e abrir um belo vinho para dar início aos "trabalhos" do fim de semana.
    Hoje temos um dos grandes medalhões italianos, o Chianti, interpretado por um dos mais renomados produtores, Antinori, responsável por ícones sagrados como o Tignanello e o Solaia. Feito com pelo menos 80% de Sangiovese, o Chianti é provavelmente o vinho mais tradicional da Toscana, vez que sua áerea de produção foi demarcada já no início do século XVIII. Segundo Jancis Robinson, trata-se do Bordeaux italiano. A Antinori têm a vinicultura integrada no próprio DNA, já que sua história começa, nada mais nada menos do que nos idos do século XIV. Uma das maiores companhias vinícolas da Itália, teve um papel determinante no surgimento dos Supertoscanos.
    O vinho de hoje recebeu 91 pontos da Wine Spectator e de Antonio Galloni, que escreve para a Wine Advocate, de R. Parker. Composto por 90% de Sangiovese e 10% de Cabernet Sauvignon, passa por um envelhecimento de 14 meses em barricas e um ano em garrafa. O teor alcoólico é de 13,5%.
    Logo de início temos um rubi muito intenso e escuro, com halo aquoso muito discreto. O bouquet é um verdadeiro canhão de frutas como amoras e framboesas em compota, integradas a baunilha e café, circundadas por discretas notas vegetais de eucalipto. Tão intenso que chega a lembrar uma espécie de tinta, mas no bom sentido. O uso de madeira se faz notar, mas não chega a desequilibrar.  Na boca é muito saboroso, bem estruturado e balanceado. Frutas negras e chocolate se integram de maneira harmoniosa. Taninos presentes mas bem domados. Longa persistência. Um vinho muito agradável, dark e poderoso. Certamente, um VINHÃO! 18,90 Euros.        

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative