domingo, 23 de janeiro de 2011

Supertoscaninho supereconômico: Piccole Elegiae - Poliziano - 2008

    O colega Mario Trano, do MondoVinho, costuma se referir a alguns vinhos como "Supertoscaninhos".  São os rótulos de segunda ou terceira classe dos famosos produtores de Super Toscanos. A denominação é muito apropriada e resolvi lançar mão dela, com os devidos créditos! 
    A Poliziano é amplamente reconhecida por seus Vino Nobile di Montepulciano. Seu "Asinone" já recebeu diversas premiações e boas pontuações mundo afora. Mas hoje vamos falar do vinho de entrada da casa, o Piccole Elegiae. Temos um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Sangiovese em proporções idênticas. Cada uva é cultivada numa região diferente da Toscana: a Cabernet vem da Maremma; a Merlot vem dos arredores de Cortona, pitoresca cidadezinha de origem etrusca; a Sangiovese, por sua vez, vem de Montepulciano. A Merlot e a Cabernet passam seis meses em barricas de carvalho francês, e a Sangiovese não passa por madeira. Ufa... O contra-rótulo não traz nenhuma dessas informações, que foram todas gentilmente prestadas pela Srta. Margherita Pallecchi, da Poliziano. Álcool a 13,5%.
    Visual rubi intenso e opaco, halo aquoso presente. Este é daqueles vinhos que, logo depois de abertos, já tomam conta do ambiente. De fato, temos aqui um buquê muito potente de "madeira vegetal", baunilha e por baixo disso tudo um toque de frutas negras, principalmente ameixa e amora. Na boca mostra café, chocolate e frutas negras em compota. Intenso e equilibrado, persistência média, álcool e taninos bem controlados. Se você gosta de uma boa dose de madeira bem ao estilo novo mundo, é uma excelente pedida, se não, mantenha distância! Uma bela compra por 4,80 euros! Talvez seja o Supertoscaninho mais barato de todos os tempos... 

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative