segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Um Beaujolais diferente? Brouilly - G. Descombes - 2007

    Quando pensamos em Beaujolais imediatamente nos lembramos do Nouveau, um vinho levinho que marca o fim das colheitas. Mas há muito mais para ser descoberto no fantástico mundo dos Beaujolais, como por exemplo, os dez crus desta região, que produzem vinhos um poco mais "substanciosos" do que o Nouveau. Brouilly é a maior destas dez regiões e Georges Descombes tem alguns vinhedos por lá. Ele é um adepto da vinicultura orgânica e faz uso reduzido de sulfitos. 
    Quer coisa mais bacana do que uma garrafa de vinho selada com cera? Fantástico! Coloração rubi, levemente transparente. O nariz é dominado por frutas vermelhas frescas "estilo bala tutti-frutti" e notas de especiarias como pimenta-do-reino. Um sutil toque de madeira também se faz notar. Na boca é intenso e equilibrado, traz de novo muitas frutas. Bela persistência amadeirada. Taninos extremamente discretos, mas balanceados pela agradável acidez. Nada de particularmente especial, mas vale a pena para conhecer o que pode ser feito com a Gamay. 12 Euros no La Cremèrie.
    O fantástico blog Wine Terroirs tem um post super bacana nos vinhedos de Georges Descombes. Não  deixem de conferir aqui.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative