sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Harmonizando: Pesto Genovese e Fiano di Avellino

   Que me desculpem os bolonheses com seu Ragú, os romanos com seu Carbonara e os sicilianos com suas anchovas e alcaparras, mas meu molho do coração sempre será o Pesto genovês. A combinação de manjericão, queijo pecorino, azeite e pinoli produz o molho mais inebriantemente perfumado e deliciosamente saboroso. Alguma mágica acontece quando estes simples ingredientes são captados pelo meu cérebro. Trombetas ressoam, menestréis tocam e tambores rufam numa festa dos sentidos protagonizada pelo molho preferido de Frank Sinatra.
    Seguindo os conselhos do amigo Mario Trano, do Blog Mondovinho, harmonizamos o Pesto com um branco da região da Campania, o Fiano di Avellino. Trata-se de um dos tesouros do sul da Itália, ainda pouco divulgado e conhecido internacionalmente. Este é da Feudi di San Gregorio, renomado produtor cujo Taurasi já provamos e aprovamos com louvor, aqui.  
    Bela coloração dourada intensa. No nariz, domina uma clara nota de maçã madura, com um interessante toque floral estilo "Bom Ar - Flores do Campo", mas sem a artificialidade do spray. Um vinho intenso, perfumado e estruturado, na boca é saboroso, frutado, com maçã e pêra. Boa acidez e persistência média, com um certo amargor residual. Um Vinhão, que poderia facilmente atrair os bebedores compulsivos de tintos. 
    A harmonização foi um sucesso. A bela estrutura do Fiano compõe um belo contraponto, sustenta e potencializa os delicados sabores do pesto. Os dois se integram de maneira harmônica e constituem uma belíssima experiência eno-gastronômica. Realmente, um tinto mais encorpado encobriria os sabores complexos e suaves do molho genovês. Quem sabe com um Pinot Noir? Ou um rosé?

Perfeição verde...

Fábio Baptista disse...

Opa! Valeu!

Fábio Baptista disse...

Em breve... obrigado!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative