segunda-feira, 4 de maio de 2015

Friuli surpreendente: Fantinel Selezione di Famiglia - Cabernet Sauvignon - 2012

O Friuli-Venezia Giulia é uma região italiana que merece cair nas graças do consumidor brasilero. Escondidos nos pés dos Alpes, os vinhedos do Friuli vêm produzindo excelentes brancos, internacionalmente reconhecidos por sua pureza e vivacidade, sem a nefasta influência de madeira em exagero. Ótimos resultados, contudo, vêm sendo obtidos também com os tintos, especialmente de Merlot.
A família Fantinel é responsável por parte significativa do sucesso do vinho da região. Fundada há quase meio século pelo pioneiro Mario Fantinel, a casa é comandada atualmente pela terceira geração e controla 300 hectares de vinhedos distribuídos por três DOCs da região. Este Cabernet Sauvignon passa por estágio de seis meses em tradicionais barris de carvalho eslavo.
Visual rubi denso e opaco. No nariz, um belíssimo toque de intensas frutas vermelhas, junto a um perfume exuberante de violetas. Há madeira, ao longe, muito bem integrada. Em boca, perfeito equilíbrio entre expressividade frutada, taninos e acidez, como raramente se vê nos exemplares oriundos do Cone Sul. Intenso, delicado e expressivo. Belíssima opção de Cabernet para sair da mesmice dos chilenos e argentinos.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative