segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Teroldego Rotaliano Lagaria - Concilio - 2009

   Hoje temos mais uma uva italiana pouco conhecida e divulgada. A Teroldego é plantada no Trentino-Alto Adige, extremo norte da Itália. A região pertenceu ao império Austro-Húngaro até 1919 e a influência teutônica é marcante, a ponto de termos placas rodoviárias bilíngues. A produção de Teroldego se concentra na região denominada "Piana Rotaliana", uma planície que engloba as cidades de Mezzolombardo e Mezzocorona. A uva, com baixos níveis de taninos, parece ser geneticamente ligada à Syrah.
    A Concilio é uma tradicional vinícola da região, fundada em 1860. "Lagaria" é o nome da linha básica da casa. O vinho de hoje é um varietal, não passa por madeira e tem 12, 5% de teor alcoólico.
   A coloração é rubi, muito intensa, opaca, com discreto halo aquoso. No nariz é bastante simples, frutas vermelhas frescas, framboesas e cerejas e algumas flores. Às vezes um toque de carne crua. Na boca é um pouco decepcionante, muito leve, praticamente zero de taninos. Chega a lembrar um vinho branco. Desaparece muito rápido. Pode ser uma boa escolha para o verão ou para fugir dos vinhos mais pesados e empenhativos. 2,80 Euros pela meia-garrafa.  

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative