domingo, 27 de fevereiro de 2011

Malbec na Itália? Vie Cave - Fattoria Aldobrandesca - 2006

     Como sabemos, a uva "oficial" da Argentina provém, na verdade, de Cahors, na França. Sua presença na Itália é bastante tímida, concentrado-se nas regiões do nordeste, como Friuli e Trentino. Na Toscana, a Malbec é praticamente um extraterrestre. Eis que, em 2005, surge o projeto da Fattoria Aldobrandesca, um dos inúmeros braços do gigante Antinori, de fazer um varietal Malbec, em plena Maremma Toscana. O vinho passa dez meses em barricas de carvalho americano e francês e mais oito em garrafa. Álcool a 14% e 88 pontos Wine Spectator.
    Belo visual rubi completamente obscuro e impenetrável. No nariz, é como uma essência hiperconcentrada de frutas negras em compota, com um forte toque de baunilha e violetas. Algumas vezes aparece também um certo couro. Lindo. Na boca é potente e viscoso, com as frutas que se transformam em um final médio/longo de café e madeira. Taninos e álcool muito bem integrados. Um vinho primoroso, que mostra que os italianos sabem trabalhar bem também com variedades para eles incomuns. Foi o que percebemos quando provamos este ótimo Carmenère da Inama. Custou cerca de 14 Euros. Vinhão!

Gustavo disse...

Esse vinho é realmente inesquecível. Intenso tanto no nariz quanto na boca, de um frutado especial pois traz, com propriedade, as frutas negras para participar da festa em harmonia com os demais gostos e aromas já descritos acima. É um vinho completo que subsiste muito bem sem composição. Se você quiser algo para acompanhá-lo eu sugeriria outra garrafa do mesmo porque uma só é pouco. Tentamos encontrar outra garrafa pra comprar mas infelizmente tinha se esgotado. Sua cor é quase preta, basta verificar a cor que a rolha ficou. Excelente vinho, o que eu mais gostei na minha viagem para a Itália.
Gustavo - Belo Horizonte

Fábio Baptista disse...

Valeu, Gustavão!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative