terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Qual a melhor (e a pior) combinação comida/vinho?

    Dizem que vinho é feito para acompanhar comida. De fato, uma boa harmonização pode ressaltar as qualidades tanto do prato quanto do vinho, potencializando infinitamente a experiência eno-gastronômica. Uma combinação ruim, por outro lado, pode esconder as sutilezas de uma receita delicada ou ofuscar as virtudes de um bom vinho. Hoje, queremos saber qual a melhor e a pior combinação comida-vinho.
   Eu costumo preferir as combinações (meio batidas, é verdade) de tintos encorpados e tânicos com carnes vermelhas substanciosas. Nada combina melhor do que tanicidade e gordura, de maneira geral. Os taninos "lavam" o palato da gordura, que, por sua vez, torna mais macio até o mais "verde" dos tintos. Já relatei uma harmonização como essa, aqui
    Como combinação desastrada devo citar qualquer tipo de tinto com algo muito doce. Sinto que o açúcar é capaz de deixar a boca completamente anestesiada e incapaz de sentir outros sabores. E você?

Mondo Vinho disse...

Fiano di Avellino! Vc disse tudo!

Elis Bastani Ribeiro disse...

Melhor combinação, vinho e massa, como a Marcilene já disse.

Pior combinação eu descobri outro dia por acaso, comendo salada. Vinho e vinagre balsâmico. Os dois brigam, brigam, brigam e ambos perdem. Estranho como duas coisas tão boas e teoricamente parecidas podem se dar tão mal juntas.

Alicia disse...

um prato que nao combina de jeito nenhum : feijao!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative