terça-feira, 21 de junho de 2011

Um ótimo Tannat: Castel Pujol Reserva - 2008

    Malbec na Argentina, Carmenere no Chile e Tannat no Uruguai. Os três sul-americanos já escolheram suas uvas francesas preferidas, esquecidas nas respectivas regiões de origem. Enquanto a Malbec e a Carmenere desfrutam das Luzes da Ribalta, a Tannat é normalmente esquecida, taxada de excessivamente tânica e pouco amistosa.
    A história da Bodegas Carrau, um dos principais produtores uruguaios, começa na Catalunha, em 1752 e passa pela transferência da família para o Uruguai, no final do século XIX. Esta linha Castel Pujol é a mais popular e conhecida da casa. O Reserva passa nada mais nada menos que 18 meses em barris de carvalho francês e americano, sendo 30% de primeiro uso. Após este estágio em madeira, temos mais um ano de repouso em garrafa.
    Visual rubi muito profundo e impenetrável, com discreto halo aquoso. Basta aproximar levemente a taça do nariz para perceber que temos algo de especial aqui. MUITA fruta negra, principalmente amora e mirtilo. No fundo, perfeitamente integrado e sem tomar conta de tudo, a influência da madeira, que traz leves e discretos toques de café e baunilha. Dá pra sentir também uma nota de ferrugem. Na boca é bem estruturado, traz novamente as frutas negras, que persistem por algum tempo num final curto/médio. É bem mais simples do que o nariz poderia sugerir, mas muito bem feito, com álcool bem integrado e os temidos taninos da Tannat perfeitamente amansados. Todo esse temor é injustificado, vez que muitos Cabernets por aí são bem mais tânicos do que este Tannat em específico. Um ótimo vinho, que só peca por ser unidimensional em boca, mas não dá pra pedir mais pelo preço de R$ 21,90. Absolutamente recomendado!

Joaquim disse...

Parabéns pelo blog.  Um bom vinho, mas cabe uma observação: esse Reserva passa um ano em barricas de carvalho. O Gran Reserva é que passa 18 meses.

Fábio Baptista disse...

Obrigado, Joaquim!

Verifiquei no site da Bodegas Carrau e lá eles realmente dizem que o Castel Pujol Reserva Tannat passa 18 meses em madeira. Não tenho a garrafa aqui para verificar o contrarrótulo, mas deve haver um erro em algum lugar. A ver.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative