quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Explorando o sul da França: Plaisir d`Eulalie - 2009

    Conheço muito pouco os vinhos franceses. Seria mais ou menos como um amante de carros que ignora a Ferrari, um literato que desconhece Machado de Assis ou um jurista que não lê Kelsen. Não que necessariamente sejam os melhores em seus respectivos campos de atuação, mas são certamente modelos que inspiraram gerações. Minha ignorância, contudo, não é imotivada: os franceses simplesmente não conseguem competir por aqui na faixa sub - R$ 30, categoria que concentra 95% das minhas compras, dada a condição de estudante desendinheirado. Foi, então, no espírito do “Expand your palate” que resolvi investir nesse Minervois, sub-região de Languedoc-Roussillon, sul da França.
    O Plaisir d`Eulalie é o vinho de entrada do Chateau Sainte Eulalie, comandado desde 1996 por Isabelle e Laurent Coustal. O corte traz as típicas uvas da região: 15% Syrah, 45% Grenache e 40% Carignan.
    Forte coloração rubi, quase impenetrável. Um belo nariz de frutas vermelhas frescas (groselhas, framboesas) acompanhadas por um toque de especiarias como orégano e pimenta do reino. Não apareceu o temido (por mim) alcaçuz da Grenache. Em boca é equilibrado, bem estruturado, com um final médio que lembra algo defumado. Taninos mansos, álcool em ordem, um ótimo vinho, grande custo benefício, vez que costuma sair por algo entre 29 e 35 reais.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative