quarta-feira, 25 de maio de 2011

Contradições enológicas: Viniterra Select - Malbec - 2008

    A Viniterra é um projeto relativamente recente do conceituado enólogo italiano Adriano Senetiner. Após 31 anos à frente da Nieto Senetiner, outra grande marca do vinho argentino, Adriano decide fundar a Viniterra, com uma filosofia de respeito ao terroir. Já provamos o bom Torrontes básico da casa.
    Esta linha Select é a mais “nobre” da Viniterra, que conta também com um varietal Carmenere. No contra-rótulo podemos ler que o vinho passa nove meses em carvalho francês e que a produção total foi de 6000 garrafas. Este Select foi avaliado em 87 pontos pela International Wine Cellar, de Stephen Tanzer. Álcool a 14,5%.
    Visual rubi muito intenso, quase opaco. No nariz traz frutas negras em compota (ameixa, principalmente), couro e baunilha provêm da madeira, sempre em evidência, e reminiscências de um floral tipo violetas. É um estilo dark, que agrada, apesar do exagero no uso de madeira. Esse desequilíbrio fica ainda mais evidente em boca, onde as frutas vão embora e somos deixados a saborear o barril de carvalho francês, em toda sua opulência madeirística. Com o tempo em taça, alguma fruta começa a se desvencilhar do manto amadeirado. Os taninos estão vivos e o álcool incomoda um pouco no final.
    Creio ser um tanto contraditório levantar a bandeira do respeito ao terroir ao mesmo tempo em que se sufoca o vinho em 100% de carvalho de primeiro uso. Para quem gosta é um prato cheio!  

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative