sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um italiano leve e divertido: Berlingero - Pucciarella - 2009

    Temos um retrospecto até relativamente amplo em matéria de italianos. De um elegante rosé, passando por um inusitado Malbec até os tradicionais Brunello e Chianti Classico Riserva. Este Berlingero, contudo, traz uma novidade interessante: trata-se de um corte Sangiovese, Merlot, Cabernet Sauvignon e Gamay! Este é o primeiro exemplar italiano da uva tradicionalmente usada em Beaujolais que tenho a oportunidade de provar. Além disso, vem da Úmbria, região central da Bota, geralmente deixada de lado quando se fala de vinhos italianos.  
    O Trasimeno é um dos principais lagos da Itália, circundado por colinas que deram origem à DOC Colli del Trasimeno. É lá, entre as pequenas cidades de Maggione e Corciano que surge a vinícola Pucciarella. A linha de produtos é ampla: inclui tintos, brancos, rosados, espumantes, grappas e azeites.
    O visual é de um rubi vivo e intenso mas bastante translúcido. No nariz temos muita fruta vermelha fresca (cereja, morango). Não sei quais são as proporções exatas do corte, mas a influência da Gamay é evidente, dando um toque vegetal, meio banana verde. Em boca  é leve, sem muita estrutura, com taninos macios, fácil de beber, mas sem cair na síndrome da falta de personalidade. Tem um frutado simples mas presente. Curta persistência e álcool bem integrado.
    É uma proposta bem diferente do que estamos acostumados a ver na Itália. Pode quase ser considerado um rosé, de tão macio e leve que é. Custa cerca de R$ 30. Interessante!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative