sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Est! Est!! Est!!! di Montefiascone - Bigi - 2009

    A história deste vinho é das mais bacanas: conta-se que, lá pelos idos de 1111, o rei Henrique V se dirigia a Roma, para ser coroado, pelo Papa, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Com sua comitiva viajava também um bispo, Johannes Defuc, apreciador de vinhos, que mandava à frente um servo com a missão de provar os vinhos disponíveis, ao longo do caminho. Se a bebida fosse boa, ele deveria escrever "EST", próximo da porta do estabelecimento. Se fosse muito boa, "EST EST". O vinho da cidade de Montefiascone, no Lácio, impressionou de tal maneira que o servo decidiu escrever EST! EST!! EST!!! Na Igreja de San Flaviano podemos visitar a tumba do tal bispo, que teria morrido por excesso de EST! Dizem que ele teria deixado todo o seu patrimônio para a cidade de Montefiascone, sob a condição de que, a cada ano, fosse derramado sobre sua tumba, um barril do famoso vinho. A lenda é celebrada até hoje, na Fiera del Vino di Montefiascone.
    O vinho é um corte de 65% Trebbiano Toscano, 20% Malvasia Toscana e 15% Rossetto. Não passa por madeira e o teor alcoólico é de 12%.
    A coloração é de um leve amarelo palha-dourado. O nariz é interessante, bastante intenso, floral com alguns toques de maçã. Na boca não agrada. É muito leve, tem pouquíssima acidez e concentração. Parece mais água suja do que vinho. Definitivamente, essa interpretação da Bigi não faz jus à lenda! Cerca de três euros.

Anônimo disse...

forse hai bevuto aceto

Fábio Baptista disse...

Chissà?!

Fábio Baptista disse...

Chissà?!

Anonymous disse...

forse hai bevuto aceto

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative